O presidente e a vice-presidente da OAB/MT, Maurício Aude e Cláudia Aquino de Oliveira, respectivamente, participaram na manhã desta quarta-feira (26 de junho), na Câmara Municipal de Cuiabá, de sessão solene em comemoração aos 80 anos da entidade, ocasião em que ex-presidentes da Ordem e advogados receberam das mãos dos vereadores moções de aplausos. O evento foi proposto pelo vereador Renivaldo Nascimento e prestigiaram a solenidade o secretário-geral adjunto e corregedor-geral do Conselho Federal, Cláudio Stábile Ribeiro, os conselheiros estaduais Humberto Affonso Del Nery, Eduardo Mazeppi e Tânia Regina Faiad, o presidente da CAA/MT, Leonardo Pio da Silva Campos, o diretor-adjunto da ESA/MT, Dejango Campos, cujo pai, Dejani Campos, também foi homenageado, além de advogados e vereadores.
Receberam homenagens o presidente da Ordem, Maurício Aude, a vice, Cláudia Aquino, os ex-presidentes, Munir Feguri, Francisco Anis Faiad, Frederico Vaz de Figueiredo, Ussiel Tavares, José Simioni, Cláudio Stábile Ribeiro, Maria Helena Gargaglione Póvoas e Benedito Sant’Ana da Silva Freire e o advogado Humberto Del Nery.
|
“Agradeço a homenagem feita à OAB/MT e aos ex-presidentes e compartilhamos esse momento com a advocacia e sociedade mato-grossense. Quando as pessoas vão às ruas em grandes movimentos como nas Diretas Já e, atualmente, nessas reivindicações em busca de melhorias na saúde, educação e transporte coletivo, elas se inspiram na OAB, que não se limita a defender apenas seus membros, mas toda a sociedade. E é por isso que em julho realizaremos audiência pública para discutir a reforma política em nosso país e criaremos a Comissão de Fiscalização dos Gastos Públicos. Vivemos em um tempo que a sociedade cobra melhorias e a Ordem lutará para que esses benefícios reivindicados se tornem realidade”, garantiu Maurício Aude.
|
Cláudia Aquino também agradeceu a moção de aplausos e relembrou fatos marcantes em que a OAB esteve presente como, por exemplo, no impeachment de Fernando Collor de Melo e na aprovação da Lei da Ficha Limpa.
|
|
|
Cláudio Stábile Ribeiro ressaltou a importância da democracia. “Creio que quando a Câmara Municipal resolveu nos homenagear, também homenageou a democracia. Aqui estamos vendo 30 anos de história com a presença de ex-presidentes que muito lutaram pela redemocratização do país e contribuíram com o crescimento da instituição. Se não houver liberdade para se manifestar, a profissão do advogado é extinta”, resumiu.
|
|
O ex-presidente e membro honorário da OAB/MT, Ussiel Tavares, disse que ficou lisonjeado com a homenagem. Indicado para falar em nome de todos os homenageados, ressaltou que “a OAB/MT tem que ser a porta voz de todos os movimentos sociais porque há descrédito por parte da população nos políticos. Não há mais como fugir disso e a Ordem estará sempre presente defendendo os interesses da sociedade. Acredito que se esse cenário continuar, teremos com as eleições de 2014 uma das mais fundamentais mudanças já realizadas pelos cidadãos”.
|
Já para o ex-presidente Francisco Faiad, “a OAB/MT presta serviços fundamentais aos advogados e sociedade de todo o país. Se não fosse a OAB, muitas palavras ditas hoje não seriam ditas por conta da ditadura. Hoje temos liberdade de nos manifestar e há 10 anos a Ordem defende a reforma política, pois não podemos mais viver neste atual cenário. É hora de pensar em um novo modelo em que a sociedade realmente seja representada”.
|
|
Ao fazer uso da palavra, o vereador Renivaldo Nascimento, destacou ter orgulho da classe “que defende o exercício do direito no Estado. São homens fortes que não se acovardaram ao longo do tempo em defesa da sociedade”.
Fotos: Thaís Lacerda
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt