26/05/2022 17:00 | REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA
Foto da Notícia: OAB-MT diploma mais de 80 advogadas e advogados para cargos em órgãos e comissões da OAB Nacional

imgO Coordenador-geral das Comissões da OAB Nacional, Felipe Sarmento, esteve em Cuiabá nesta terça-feira (24) para, ao lado do diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Leonardo Campos e da diretoria da Seccional Mato Grosso, certificar 76 advogadas e advogados da OAB-MT nomeados para fazer parte de 41 Comissões Temáticas e Especiais do Conselho Federal da OAB. Segundo a presidente da Seccional, Gisela Cardoso, o grande número de representantes da OAB-MT em nível nacional, “representa o trabalho e a força de toda a advocacia mato-grossense sendo reconhecido”.

“Hoje a OAB-MT ocupa um lugar de destaque no cenário nacional, se firmando como uma grande potência na luta pelo fortalecimento da advocacia e na defesa do Estado Democrático de Direito como resultado de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da Seccional nos últimos anos. Parabenizo a todos os empossados, agradeço pela disposição em contribuir com a coletividade e tenho certeza que estamos muito bem representados e faremos esse trabalho juntos, sempre dialogando com a nossas bases”, afirmou Gisela Cardoso.

img

Dentre as comissões nacionais, três serão presididas por representantes de Mato Grosso: o membro honorário vitalício da Seccional, Ussiel Tavares, assume a presidência da Comissão Nacional Especial da Advocacia Pro Bono; Flávio Ferreira, presidirá a Comissão Especial de Cultura e Arte da OAB Nacional; e a conselheira federal Ana Carolina Barchet foi reconduzida à presidência da Comissão Nacional de Direito Ambiental.

Ao empossar os novos membros das comissões, Felipe Sarmento reforçou a importância delas para o Sistema OAB. “As comissões são a força motriz do sistema, são elas que fazem o contato direto com a advocacia e é por meio delas que grande parte da advocacia passa a integrar o Sistema OAB. Não existe OAB sem esse conjunto de pessoas de todo o Brasil que, em suas áreas de atuação e com suas expertises, constroem diariamente a instituição, subsidiando tecnicamente a gestão para a tomada de decisões e ajudando a repensar e otimizar os provimentos e o funcionamento do Sistema.  É isso que faz a OAB evoluir e avançar”, completou.

A OAB-MT conta ainda com representantes na diretoria, órgãos e coordenações do Conselho Federal da OAB, que também foram diplomados por Sarmento durante o 1º Encontro Estadual de Presidentes de Comissões Temáticas da OAB-MT. Além de Leonardo Campos na Tesouraria do Conselho Federal e Ulisses Rabaneda na Procuradoria-geral da OAB Nacional, o conselheiro federal Stalyn Paniago foi diplomado como procurador-adjunto da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas; Persio Oliveira Landim como corregedor-adjunto da OAB Nacional; Flaviano Kleber Taques Figueiredo como coordenador nacional adjunto de fiscalização da atividade profissional; Bruno Devesa Cintra como conselheiro consultivo da Escola Superior da Advocacia; e Felipe Matheus de França Guerra assumiu a vice-presidência da Coordenação Nacional de Política Penitenciária da OAB.

O Presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou do evento de forma virtual e agradeceu à OAB-MT pela parceria, doação e pelo trabalho realizado em prol da advocacia brasileira. “Parabenizo a todos os diplomados e, em especial, à diretoria da Seccional, que tem feito uma gestão maravilhosa. Estou muito feliz por podermos caminhar juntos e por podermos contar com vocês. É com essa unidade e essa doação que o Sistema OAB se fortalece. Mato Grosso é uma região que, historicamente, gera grandes lideranças, e hoje somos gratos por contar com tantos colegas da OAB-MT, que colocam suas experiências e capacidades técnicas à disposição da advocacia nacional”, comentou Simonetti.

Mel Mendes