02/12/2019 15:30 | Protagonismo
Foto da Notícia: Vice-presidente da OAB-MT destaca evolução da advocacia em eventos para mulheres e jovens profissionais

Foto: George Dias/ZF Press

img    Idealizada há pouco mais de três anos, a junção da Conferência Estadual da Mulher Advogada e o Encontro Estadual da Jovem Advocacia num mesmo evento representa, segundo a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, o debate necessário acerca das duas maiores fatias da advocacia e que ainda requerem um olhar especial do Sistema OAB.

Neste formado, os eventos foram realizados, pela primeira vez, em 2016, em Sinop. Agora, novamente prestigiando a advocacia do interior do Estado, Rondonópolis foi sede da conferência e do encontro.

A vice-presidente da OAB-MT lembrou a evolução da classe ao longo desses últimos três anos. “Se fizermos uma reflexão apressada, posso dizer que não mudou nada”, destacou. No entanto, ao aprofundar o olhar sobre o sistema, Gisela Cardoso enumerou uma série de conquistas e espaços ocupados pelas mulheres advogadas no cenário nacional e estadual, assumindo a presidência das mais importantes comissões temáticas da Ordem.

“Estamos caminhando, estamos mudando, mas precisamos dessa atenção, precisamos desse olhar diferenciado, precisamos discutir, como estamos fazendo aqui”, ressaltou.

Atualmente, dos 19,6 mil inscritos ativos na OAB-MT, 9,4 mil são mulheres advogadas e 6,8 mil fazem parte da jovem advocacia (profissionais com até cinco anos de inscrição). Sendo que as mulheres já representam mais de 54% da jovem advocacia.

Conforme a vice-presidente, essas duas maiores fatias da advocacia mato-grossense têm como característica em comum a inquietude, o inconformismo, a necessidade de sair da condição de coadjuvante e ser protagonista.

“Então a OAB-MT vem reiteradamente realizando essas ações de fortalecimento, de reafirmação e de trazer a mulher advogada e o jovem advogado ao exercício da advocacia em condições iguais”, complementou.

Realizados em Rondonópolis, nos dias 28 e 29 de novembro, a Conferência Estadual da Mulher Advogada e o Encontro Estadual da Jovem Advocacia reuniu grandes nomes do Direito nacional trazendo ao centro do debate o exercício profissional e os desafios das advogadas e advogados no mercado de trabalho.

A programação ainda contou com os colégios de presidentes das comissões de Direito da Mulher (CDMs) e da Jovem Advocacia (Cojads) que, com a presença de representantes de todo o Estado, traçaram as diretrizes para as categorias para 2020.